Pelo menos 8 mortos no rasto do furacão Irene nos EUA
O furacão Irene atingiu esta madrugada a região de Nova Iorque, depois de ter provocado pelo menos oito mortos no seu trajeto, ao longo da costa leste norte-americana.
Embora as autoridades tenham baixado o nível de intensidade do furacão para o grau um, na escala de Saffir Simpson, o Irene prossegue a sua progressão para norte, provocando a subida das águas em várias regiões, depois de ter cortado a eletricidade a mais de um milhão de pessoas, provocando pelo menos quatro tornados em vários estados.
O presidente Barack Obama realizou uma tele-conferência com as autoridades de proteção civil e tem acompanhado a situação a par e passo. Ao longo das próximas horas, o balanço pode agravar-se.
“Parece que vai haver estragos em vários Estados… od problemas podem durar vários dias… ou mais tempo, dependendo das consequências do furacão. Por isso, temos de estar na primeira linha no que toca à resposta e à fase de recuperação”, afirmou Obama.
Obama interrompeu as férias para acompanhar a evolução da situação.
Depois da Carolina do Norte, a Virgínia, o Delaware e New Jersey são os Estados que começam a sofrer os efeitos do furacão que deverão prolongar-se, pelo menos até segunda-feira.
EURONEWS