O aviso do IM alerta para uma situação meteorológica de risco moderado a elevado devido ao vento forte, precipitação e agitação marítima nos distritos de Viana do Castelo, Braga, Porto, Aveiro e Coimbra.
Também os distritos de Vila Real, Bragança, Guarda, Viseu, Castelo Branco e Portalegre estão em aviso laranja devido ao vento, podendo registar períodos de aguaceiros.
Os outros distritos do continente estão em situação de aviso amarelo, onde se prevê que exista risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.
Para hoje, o IM prevê para o continente céu geralmente muito nublado, em especial por nuvens altas nas regiões Norte e Centro, períodos de chuva ou aguaceiros nas regiões do Sul, vento fraco, sendo fraco a moderado do quadrante sul na região Sul, tornando-se gradualmente forte de sudoeste nas terras altas, com rajadas até 70 km/h a partir da tarde.
Pequena descida da temperatura máxima, em especial nas regiões do interior. Para a Costa Ocidental prevêem-se ondas de oeste com três a quatro metros, sendo de 2,5 a três metros a sul do Cabo Raso.
As temperaturas máximas previstas são de 17 para o Porto, 20 para Lisboa e 22 para Faro.
A Madeira encontra-se em aviso amarelo, excepto quanto à ondulação do mar, que é laranja.
Nos Açores, o grupo Ocidental continua em aviso vermelho, que representa maior risco na lista dos avisos do IM, enquanto os grupos Ocidental e Central estão em aviso laranja sobretudo devido ao estado do mar, que pode registar ondas até aos dez metros de altura.
Lusa