JANEIRO MUITO SECO AGRAVA SITUAÇÃO DE SECA METEOROLÓGICA
2012-02-09 (IM)
Os valores de precipitação registados no mês de janeiro no continente foram muito inferiores aos respetivos valores normais (1971-2000), com um total mensal de 20.4mm, (17% do valor normal) que se traduz numa anomalia de -96.9mm e que corresponde ao 7º menor valor registado de precipitação desde 1931 (o menor valor foi de 2.8mm em 1935).
Em resultado destes níveis de precipitação o mês classifica-se como muito seco a extremamente seco.
Os baixos valores de precipitação registados resultam da localização do anticiclone dos Açores que, estendendo-se em crista para o território continental, vem impedindo que este seja influenciado normalmente por superfícies frontais, responsáveis pela precipitação nesta época do ano.
Desta forma a situação de seca meteorológica intensificou-se em todo o território do continente, pelo que de acordo com o Observatório de seca do IM, a percentagem do território em situação de seca meteorológica, apresenta a seguinte distribuição: 11% em seca severa, 76% em seca moderada e 13% em seca fraca.
Relativamente aos valores da temperatura do ar, destaca-se que o valor médio da temperatura mínima do ar foi inferior ao valor normal (1971-2000) em -1.56ºC.
Durante o mês ocorreram valores de temperatura mínima inferiores a 0ºC, verificando-se que o número de dias com estas condições foi maior nas regiões do interior Norte e Centro, destacando-se a estação meteorológica de Bragança que registou 28 dias de temperatura mínima inferior ou igual a 0ºC.