Não se trata da passagem de uma superficíe frontal mas sim de alguma instabilidade (convectividade)que irá fazer (possivelmente) surgir algumas células, com maior probabilidade de aparecerem no Interior como é habitual neste tipo de fenómenos. Os mapas de precipitação dos modelos não são tão fiáveis para eventos de instabilidade convectiva como são para as superficies frontais.
As cut-off são muito imprevisíveis. Pode chover em Serpa e numa aldeia vizinha não cair uma única pinga.
ResponderEliminarquer as cartas meteorológicas do IM, quer as ultimas previsões dos modelos, prevêem precipitação para toda a região sul.
ResponderEliminarOs aguaceiros, caso ocorram, serão localizados como tal muito dificilmente choverá em toda a zona Sul do país.
ResponderEliminarnão é isso que as cartas estão a mostrar.
ResponderEliminarNão se trata da passagem de uma superficíe frontal mas sim de alguma instabilidade (convectividade)que irá fazer (possivelmente) surgir algumas células, com maior probabilidade de aparecerem no Interior como é habitual neste tipo de fenómenos. Os mapas de precipitação dos modelos não são tão fiáveis para eventos de instabilidade convectiva como são para as superficies frontais.
ResponderEliminar