Pages

quarta-feira, 13 de julho de 2011

Incêndios: o pior Junho desde 2006

Segundo o Instituto de Meteorologia houve 3.172 ocorrências no mês passado


Incêndio (arquivo)O número de incêndios florestais ocorrido em Portugal continental em Junho foi o mais alto neste mês desde 2006, com 3.172 ocorrências, indicou o Instituto de Meteorologia no seu site de Internet, escreve a Lusa.

No entanto, segundo o relatório de risco de incêndio de Junho de 2011, o valor da área ardida, cerca de 2.600 hectares (ha), foi significativamente inferior à do ano de 2006 (6.480 ha).

De acordo com o IM, o valor médio de risco de incêndio foi praticamente igual ao de Junho de 2010 e um pouco inferior ao de 2006, ano com o maior valor do risco médio de incêndio dos últimos seis anos.

O valor médio da temperatura máxima e média do ar foi superior ao valor normal, sendo o valor médio da quantidade de precipitação muito inferior.

As classes de risco de incêndio em Junho apresentaram valores de risco reduzido ou moderado na primeira metade do mês na maior parte dos concelhos, aumentando na segunda metade do mês para classe de risco moderado ou elevado, atingindo o risco máximo nos dias 25 e 26, em particular nalguns concelhos do interior Centro e concretamente em Monchique. 

Segundo o IM, contribuíram para este valor da classe de risco as condições meteorológicas (temperatura elevada e humidade relativa do ar baixa) e valores elevados do risco conjuntural naquelas regiões.

Sem comentários:

Enviar um comentário