Pages

sexta-feira, 15 de abril de 2011



SITUAÇÃO DE ONDA DE CALOR EM PORTUGAL CONTINENTALCalor2011-04-15 (IM)
As regiões do interior do território continental  (Bragança, Penhas Douradas, Portalegre, Castelo Branco, Elvas, Évora, Beja e Mértola) estão em situação de onda de calor, que se iniciou no dia 4 de Abril e que ainda se mantém, tendo já uma duração de 11 dias.

Esta situação deve-se a uma predominância da corrente de leste, transportando ar quente e seco no território do continente, devido à localização do anticiclone dos Açores a Oeste da Península Ibérica.

A partir do final da tarde de Domingo, por influência de uma depressão que se irá localizar a Oeste da Península Ibérica, prevê-se uma rotação do vento para o quadrante sul, afectando progressivamente o território de sul para norte, que ao transportar ar marítimo provocará, para a próxima semana, precipitação e descida de temperatura, mais significativa na temperatura máxima. 

As ondas de calor na Primavera são mais frequentes no mês de Maio, nas regiões do interior, embora no mês de Abril se tenha verificado pelo menos uma onda de calor a cada 4 anos, em média, nos últimos 70 anos. No entanto, neste século já foram registadas ondas de calor no mês de Abril nos anos de 2001, 2002, 2003 e 2007.

A onda de calor mais generalizada e com maior duração registada no território do continente durante o mês de Abril, ocorreu em 1995, com duração que atingiu os 15 dias em muitas estações da rede de observação deste Instituto. 

Recorda-se que, do ponto de vista climatológico, se verifica uma onda de calor quando a temperatura máxima do ar é superior em 5°C ao respectivo valor médio diário da temperatura máxima no período de referência, durante mais de 5 dias consecutivos.

Sem comentários:

Enviar um comentário