Previsão para Domingo,
13 de Novembro de 2011_00h00
Fonte: MetOffice
=============
Um potente anticiclone (1041 hPa) centrado no interior da Europa está a bloquear a progressão das depressões atlânticas para leste, forçando o seu cavamento e deslocamento para norte antes de atingirem directamente o território da Península Ibérica.
A partir desta noite, o território de Portugal Continental passará a estar sobre a influência de um profundo centro de baixas pressões (980 hPa) centrado a Noroeste da Península Ibérica, ao qual se associarão sistemas frontais e linhas de instabilidade que irão atravessar o território do continente, do litoral para o interior. A enorme diferença de pressão atmosférica entre os dois centros de pressão irá originar uma poderosa corrente do quadrante sul, com ventos fortes a muito fortes, com rajadas que poderão ultrapassar os 100 quilómetros por hora, nomeadamente no litoral oeste e terras altas.
Já esta noite haverá um aumento da nebulosidade, associado à uma primeira linha de instabilidade precedente de oeste, começando as precipitações a ocorrer no litoral oeste.
Para Sábado e Domingo, o estado do tempo deverá tornar-se bastante instável, com ocorrência de precipitação generalizada no território de Portugal Continental.
Sugere-se um acompanhamento da evolução das condições meteorológicas no site do Instituto de Meteorologia e estar atento aos alertas da Autoridade Nacional de Protecção Civil.
Sem comentários:
Enviar um comentário