A continuação do tempo quente e seco levou hoje a Autoridade Nacional de Protecção Civil a prolongar até segunda-feira, em todo o Continente, o alerta especial contra incêndios de nível amarelo, o terceiro mais grave de quatro.
As previsões do Instituto de Meteorologia apontam para a manutenção de temperaturas acima dos 30 graus nas regiões centro e norte do país até segunda-feira, o que potencia a progressão dos fogos florestais, após um período superior a um mês com temperaturas elevadas e sem chuva.
O alerta amarelo havia sido prolongado anteriormente até sábado.
O Ministério da Administração Interna (MAI) já reforçara o dispositivo de combate a incêndios florestais com 360 bombeiros em 14 distritos e quatro helicópteros ligeiros, numa altura em que esse meios deviam estar desmobilizados se as condições climatéricas fossem as habituais nesta época do ano.
Segundo o MAI, o reforço operacional até segunda-feira, é composto por 14 grupos, tendo cada um 26 operacionais, que vão atuar em 14 distritos, aqueles que têm "maior perigosidade florestal" e "um menor número de meios ativos".
O reforço dos 360 bombeiros e dos quatro helicópteros juntam-se aos 5.435 elementos, 16 meios aéreos e 1.225 veículos que compõem o dispositivo da fase "Delta" de combate incêndios florestais, que começou no sábado passado.
Lusa
Sem comentários:
Enviar um comentário