Ontem foi um dia em que predominou o vento fraco a moderado de norte que também se fez sentir em Serpa. Esse vento não deixou que a temperatura máxima fosse além dos 23ºC na referida localidade.
Em locais abrigados e a cotas mais baixas da região a temperatura máxima rondou os 24ºC.
A cotas mais baixas a temperatura foi de 24ºc??? Mais provavelmente se mediria esses 24ºc perto do local onde se registou os 23ºc, do que a cotas mais baixas. As estações COTR, estão praticamente todas no planalto alentejano, seja de Serpa, seja de Moura, seja a que for e não no vale do Guadiana... Andar a usar esses dados para fazer interpolações para as zonas mais baixas dos vales do Guadiana, só teria sentido com o cruzamento de mais dados e variáveis. Uma diferença de um grau, ou até dois ou três é mais susceptível de ser sentida no próprio local, do que numa zona bastante mais quente.
O instituto de meteorologia tem uma estação instalada no vale do Guadiana. Encontra-se na margem esquerda do rio, à cota de 29metros e completamente encaixada no vale do rio. É a denominada estação de Mértola. Poderão ver a evolução da temperatura ontem na página oficial do instituto. Mas mais do que isso, poderão ver o comportamento do vento nesse vale. Se repararem, ele surge nas horas mais quentes do dia, impedindo inclusive, e para o dia de ontem, que a temperatura chegasse se quer aos 23ºC.
Mas o que Mértola tem a haver com Serpa? A zona de Mértola apanha, com muito mais vento que muitas partes do vale do Guadiana, pois está toda ela praticamente exposta aos ventos de norte. É quase como Alqueva, no lado Sul, em dias de vento Norte. Eu já tive na zona de Mértola e gostaria de saber onde é que fica essa estação, se me puder enviar as coordenadas, ficaria muito agradecido. E a cidade de Mértola, ainda não está bem no vale do Guadiana, para ir ao vale do Guadiana, é praticamente uma descida a pique, como se pode ver pela ponte que passa sobre o rio. Eu lembro-me de há um par de anos, ter apanhado um calor tremendo ( mas digo-lhe que não é brincadeira nenhuma) num vale perto de Mértola e depois ir a Mértola e estar bem mais fresco. Mas pelo menos entendi melhor a razão do seu cepticismo e até agradeço que sempre que achar que algo está errado, que diga que é para tentarmos ser críticos até mesmo com coisas que pensávamos estar certas.
Se calhar o vale quente onde esteve foi aquele onde se situa a estação: http://bit.ly/fYfMim Bem cravada no vale, a 29m de altitude. Protegida pelo vento de norte e oeste pela encosta da cidade, e com uma encosta a este/sudeste que também a protege do vento. Pode analisar os gráficos de intensidade do vento, e verá que ele ocorre essencialmente no período da tarde.
Exemplo das últimas 24 horas em que o vento se fez sentir, e continua a fazer-se sentir no território continental, dificultando a descida da temperatura no período nocturno.
No entanto naquele vale, o registo foi o seguinte: http://bit.ly/eiApnJ E neste momento, a temperatura está nos 14ºC (dos valores mais baixos do país), a humidade nos 91% (2º mais elevado), e vento a 0,4km/h.
Ontem foi um dia em que predominou o vento fraco a moderado de norte que também se fez sentir em Serpa. Esse vento não deixou que a temperatura máxima fosse além dos 23ºC na referida localidade.
ResponderEliminarEm locais abrigados e a cotas mais baixas da região a temperatura máxima rondou os 24ºC.
sem querer arranjar mais discussões, deixe-me só fazer-lhe uma pergunta. o anónimo é de Serpa? tem instrumentos para medir as temperaturas?
ResponderEliminarA cotas mais baixas a temperatura foi de 24ºc??? Mais provavelmente se mediria esses 24ºc perto do local onde se registou os 23ºc, do que a cotas mais baixas.
ResponderEliminarAs estações COTR, estão praticamente todas no planalto alentejano, seja de Serpa, seja de Moura, seja a que for e não no vale do Guadiana... Andar a usar esses dados para fazer interpolações para as zonas mais baixas dos vales do Guadiana, só teria sentido com o cruzamento de mais dados e variáveis.
Uma diferença de um grau, ou até dois ou três é mais susceptível de ser sentida no próprio local, do que numa zona bastante mais quente.
O instituto de meteorologia tem uma estação instalada no vale do Guadiana. Encontra-se na margem esquerda do rio, à cota de 29metros e completamente encaixada no vale do rio.
ResponderEliminarÉ a denominada estação de Mértola. Poderão ver a evolução da temperatura ontem na página oficial do instituto.
Mas mais do que isso, poderão ver o comportamento do vento nesse vale. Se repararem, ele surge nas horas mais quentes do dia, impedindo inclusive, e para o dia de ontem, que a temperatura chegasse se quer aos 23ºC.
Mas o que Mértola tem a haver com Serpa?
ResponderEliminarA zona de Mértola apanha, com muito mais vento que muitas partes do vale do Guadiana, pois está toda ela praticamente exposta aos ventos de norte. É quase como Alqueva, no lado Sul, em dias de vento Norte.
Eu já tive na zona de Mértola e gostaria de saber onde é que fica essa estação, se me puder enviar as coordenadas, ficaria muito agradecido.
E a cidade de Mértola, ainda não está bem no vale do Guadiana, para ir ao vale do Guadiana, é praticamente uma descida a pique, como se pode ver pela ponte que passa sobre o rio.
Eu lembro-me de há um par de anos, ter apanhado um calor tremendo ( mas digo-lhe que não é brincadeira nenhuma) num vale perto de Mértola e depois ir a Mértola e estar bem mais fresco.
Mas pelo menos entendi melhor a razão do seu cepticismo e até agradeço que sempre que achar que algo está errado, que diga que é para tentarmos ser críticos até mesmo com coisas que pensávamos estar certas.
Se calhar o vale quente onde esteve foi aquele onde se situa a estação: http://bit.ly/fYfMim
ResponderEliminarBem cravada no vale, a 29m de altitude. Protegida pelo vento de norte e oeste pela encosta da cidade, e com uma encosta a este/sudeste que também a protege do vento.
Pode analisar os gráficos de intensidade do vento, e verá que ele ocorre essencialmente no período da tarde.
Exemplo das últimas 24 horas em que o vento se fez sentir, e continua a fazer-se sentir no território continental, dificultando a descida da temperatura no período nocturno.
No entanto naquele vale, o registo foi o seguinte: http://bit.ly/eiApnJ
E neste momento, a temperatura está nos 14ºC (dos valores mais baixos do país), a humidade nos 91% (2º mais elevado), e vento a 0,4km/h.