Pages

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Informação especial - Assunto: Temperatura máxima baixa devido ao nevoeiro


Uma massa de ar frio e húmida associada a forte estabilidade atmosférica e vento de nordeste fraco, favoreceu a ocorrência de nevoeiro que persistiu nas regiões do nordeste transmontano, vale do Tejo e Alentejo. 


Devido à persistência do nevoeiro, verificaram-se valores baixos da temperatura máxima, registando-se diferenças muito significativas da temperatura entre locais próximos. Por exemplo, na estação meteorológica de Lisboa Gago Coutinho a temperatura às 14 horas locais era de 4ºC, enquanto na estação de meteorológica de Sintra, onde não havia nevoeiro, era de 14ºC. 

A previsão da temperatura máxima esteve acima do valor observado, uma vez que os modelos de previsão não conseguiram reproduzir adequadamente a persistência de nebulosidade baixa ou de nevoeiro.

FONTE: IPMA

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

VICENT o anticiclone "monstruoso"

A partir de amanhã o estado do tempo em Portugal Continental será condicionado pela instalação de um anticiclone com pressão extremamente alta que pode chagar aos 1045 hPa que vai trazer tempo estável com máxima que podem chegar aos 20ºC nas regiões mais interiores do Alentejo sexta-feira, no entanto pode também ocorrer nevoeiro!