Pages

domingo, 24 de março de 2013

PONTO DA SITUAÇÃO

FESTA SERPA 2013 - Meteo@lentejo vai lançar a previsão mais detalhada de sempre!

Quinta-feira , dia 28 o Meteo@lentejo vai lançar a previsão mais detalhada de sempre para a Festa de Serpa em Honra de Nossa Senhora de Guadalupe que se realiza entre 29 de Março e 2 de Abril!
Esta previsão especial vai incluir o tempo previsto para a hora dos eventos mais relevantes desta festa, como por exemplo o Cortejo Histórico e Etnográfico!

sábado, 23 de março de 2013

Chuva sem fim à vista!

A partir de segunda-feira vamos continuar a assistir à passagem de sucessivas superfícies frontais e que vão trazer mais chuva a Portugal Continental!
Esta situação deve-se ao posicionamento demasiado a sul do Anticiclone dos Açores o que deixa o "caminho" livre para a passagem de frentes associadas a depressões (identificadas como "B" na imagem abaixo) que nos vão continuar a deixar bastante chuva!

15 distritos em aviso amarelo devido à chuva forte

O IPMA colocou 15 distritos em aviso amarelo devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes!

quinta-feira, 21 de março de 2013

Resumo do dia

Períodos de céu muito nublado por nuvens altas
Temperaturas: máx: 20,6ºC, min: 8,6ºC

Chuva vai chegar ao Alentejo nas próximas horas!

Nas imagens de radar do IPMA podemos observar uma extensa linha (cor verde/amarela) que representa a precipitação que a frente está a deixar aquando sua passagem e que se dirige para o Alentejo:

A frente aproxima-se de Portugal!

Chuva regressa ao Alentejo na próxima madrugada!

Uma frente fria vai atravessar Portugal Continental a partir da próxima madrugada provocando chuva por vezes forte e acompanhada de trovoada!

segunda-feira, 18 de março de 2013

A depressão vem a caminho!

A depressão que nos irá provocar aguaceiros por vezes fortes amanhã já se aproxima do continente! 

4 DISTRITOS EM AVISO AMARELO DEVIDO À CHUVA FORTE!

Os distritos de Setúbal, Évora, Beja e Faro vão estar em aviso amarelo a partir das 3h da próxima madrugada devido à previsão de aguaceiros por vezes fortes e acompanhados de trovoada (avisos do IPMA).

domingo, 17 de março de 2013

5 DISTRITOS EM AVISO AMARELO DEVIDO À CHUVA FORTE

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera colocou hoje 5 distritos em aviso amarelo até às 18h devido aguaceiros por vezes forte a acompanhados de granizo e trovoada!

sexta-feira, 15 de março de 2013

quarta-feira, 13 de março de 2013

Temperaturas actuais no Alentejo!

Dados das estações meteorológicas registadas no site wunderground.com (onde se inclui a estação Meteo@lentejo - Serpa):

Resumo do dia

Céu geralmente muito nublado
Chuva persistente até ao fim da manhã
Temperaturas: máx: 15,2ºC, min: 9,4ºC
Precipitação acumulada - 9,4mm

terça-feira, 12 de março de 2013

ENTREVISTA EXCLUSIVA A ALBERT MARTÍNEZ - em português

Quando é que começou o interesse pela meteorologia?

Ufa! Era muito pequeno! Eu sou de uma aldeia rodeada por campos, chamada Miralcamp, na planície Urgell (Lleida). O tempo e o campo estão intimamente relacionados. Quando eu era pequeno gostava muito de subir à colina e ver a nuvens, descobrir quais as que deixavam chuva ou não e fascinavam-me as trovoadas!
Além disso também tinha um quadro negro pequeno onde eu gostava de desenhar o mapa do tempo e depois mostrava a previsão aos meus pais!

O que o fascina em meteorologia?

Os seus contrastes. A Sua força. Eu gosto de dias com uma espessa neblina que não te deixa ver além do teu nariz, chuva e vento também! Eu gosto de dias de sol no meio do campo e ver como vão crescendo nuvens fruto do calor acumulado e construindo esses enormes castelos no céu que depois provocam trovoadas e nos refrescam o ambiente.

Desde quando é que apresenta o “El Tiempo na TVE”?

Eu vim para Madrid a 1 de Janeiro de 2009. Comecei a trabalhar a 2 de Janeiro de 2009. Na televisão a minha primeira intervenção foi no Telediário América que vai para o ar entre as 2he as 5h da madrugada no canal 24 horas para o canal internacional. Isso foi em meados de Março de 2009.

O que faz do programa “El Tiempo en TVE” um dos mais assistidos?

Em Espanha, são todos "viciados em tempo." O tempo afecta-nos a todos mas não a todos da mesma maneira. É um tema comum, mas está mais do que confirmado, que é o tema a que mais se recorre no elevador ou na caixa do supermercado. Nós todos gostamos de saber o que o tempo vai fazer amanhã na nossa cidade, na Europa ou no mundo, os fenómenos extremos ... e assistir ao programa El Tiempo resolve esta duvidas.

Gosta mais de apresentar o tempo quando prevê chuva ou sol?

É igual. Depois de um longo fim de semana com chuva contínua em toda a Península e mesmo nas Canarias veio uma semana de neve em qualquer cota ... Depois de tantos dias e que tu mais queres é apresentar um mapa de sol, sol e mais sol. Mas eu tenho que admitir que quando temos duas ou três semanas de sol e sol ...  já queres novamente qualquer depressão que refresque o ambiente.

Prefere o calor ou o frio?

Eu gosto do frio. Eu sou do interior. Quando estás com frio agasalhas-te bem e é fácil aquecer, porém quando está calor e se está muita humidade que aumenta a sensação térmica, por muita roupa que tires continuas com calor!

Qual foi o fenómeno climático mais extremo que já viu?

Eu vi tempestades de vento e pedras de granizo excepcionais que atingiram o tamanho de bolas de tênis. Mas, talvez, na minha própria pele há alguns meses atrás viajando ao redor de Oklahoma (EUA) presenciei a formação de um conjunto de células que deixaram cortinas de precipitação tão espessas que era impossível circular! Além disso formaram-se dois tornados que não chegaram a tocar terra, não conseguir vê-los mas estive a muito poucos quilómetros!

Acha que Portugal e Espanha são os países da Europa com maior influência anticiclónica?

É difícil responder a esta pergunta. Por um lado, a península está directamente exposta à chegada de tempestades do Atlântico e anticiclones. O anticiclone dos Açores é, talvez, o mais conhecido de todos e sua influência chega-nos muitas vezes. Na Europa Central também se formam potentes anticiclones que se intensificam no Inverno, por exemplo, devido ás baixas temperaturas. Por outro lado, se considerarmos a circulação geral, as tempestades tendem a circular em latitudes mais altas (aproximadamente nas Ilhas Britânicas), de modo a que muitas vezes não chegam até nós.

Em Portugal, a região mais quente do país é o Alentejo que tem muitas semelhanças com a Andaluzia. Já visitou o Alentejo?

Sim! Já visitei o Alentejo e o Algarve, quando estava fazendo uma licenciatura em Geografia da Universidade de Barcelona. Eu fiz um trabalho de campo com uns colegas e durante um par de semanas, percorremos o sul de Portugal numa caravana para estudar o povoamento , a geografia física da área e a fronteira "natural" entre os dois países. Fiquei fascinado! Tenho vontade de voltar.

Muito Obrigado

ENTREVISTA EXCLUSIVA A ALBERT MARTÍNEZ - en español

¿Cuándo se inició el interés en la meteorología?

Ufff! Era muy pequeño! Soy de un pueblo rodeado de campos, llamo Miralcamp, en el llano de Urgell (Lleida). El tiempo y el campo están íntimamente relacionados. Cuando era muy pequeño ya me gustaba mirar hacia arriba y ver las nubes, descubrir cuales dejaban o no lluvia y me fascinaban las tormentas!
Además tenía una pizarra pequeña donde me gustaba dibujar el mapa de el tiempo y luego les contaba la previsión a mis padres!

Lo que fascina en meteorología?

Sus contrastes. Su fuerza. Me gustan los días con una niebla densa y espesa que no te deja ver más allá de tu nariz, la lluvia y el viento también! Me gustan los días despejados en medio del campo y ver como van creciendo nubes fruto del calor acumulado y se construyen esos enormes castillos en el cielo que luego nos dejan tormentas que refrescan todo el ambiente.

¿Desde cuándo presenta el tiempo en TVE?

Llegué a Madrid (desde Barcelona) el 1 de enero de 2009. Empecé a trabajar el 2 de enero de 2009. En pantalla mi primera intervención fue en el Telediario América, que se emite de 2 a 5 de la madrugada en el Canal 24h por el canal internacional. Eso fue a mediados de marzo de 2009.

Lo que hace el programa El Tiempo en TVE ser uno de los programas más vistos?

En España todos somos “adictos al tiempo”. El tiempo nos afecta a todos y no a todos nos afecta de la misma manera. Es un tópico, pero está más que confirmado, que es el tema al que más se recurre en el ascensor o en la cola del supermercado. A todos nos gusta saber qué tiempo hará mañana en nuestra ciudad, en Europa o alrededor del mundo, los fenómenos extremos… y ver el programa de El Tiempo soluciona estas dudas.

Le gusta más presentar el tiempo cuando se prevé lluvia o sol?

Por igual. Mira llevamos una semana larga con lluvia continua en toda la Península e incluso Canarias, veníamos de una semana con nevadas en cualquier cota… después de tantos días así lo que más deseas es presentar un mapa de sol, sol y más sol. Pero tengo que reconocer que cuando llevamos dos o tres semanas de sol y moscas… ya deseas otra vez alguna borrasca que remueva el ambiente.

Prefiere el calor o el frío?

Me gusta más el frío. Soy de interior. Cuando tienes frío te abrigas bien y es fácil entrar en calor, en cambio cuando hace mucho calor y si además hay una humedad elevada que hace aumentar la sensación térmica, por mucha ropa que te quites… sigues teniendo calor!

¿Cuál fue el fenómeno meteorológico más extremo que ha visto?

He visto temporales de viento excepcionales y granizadas con piedras que han alcanzado el tamaño de pelotas de tenis. Pero quizás en mi propia piel hace unos meses viajando por Oklahoma (Estados Unidos) pude vivir la formación de un conjunto de células que dejaban cortinas de precipitación tan densas que era imposible circular! Además se formaron dos tornados que no llegaron a tocar tierra, no pude verlos pero estuve a muy pocas millas.

Piensa que Portugal y España son los países europeos con mayor influencia anticiclónica?

Es difícil responder a esta pregunta. Por un lado, la península está expuesta directamente a la llegada de borrascas y anticiclones del Atlántico. El anticiclón de las Azores es quizás el más conocido de todos y su influencia nos alcanza muchas veces. En el centro de Europa también se forman potentes anticiclones que se ven intensificados en invierno, por ejemplo, por las bajas temperaturas. Por otro lado si tenemos en cuenta la circulación general, las borrascas tienden a circular por latitudes más altas (más o menos sobre las islas Británicas) de modo que muchas veces no nos llegan a alcanzar.

En Portugal, la región más cálida del país es Alentejo que tiene muchas similitudes con Andalucía. ¿Ha visitado el Alentejo?

Sí!! Visité el Alentejo y el Algarve cuando estaba cursando la carrera de Geografía en la Universidad de Barcelona. Hice un Trabajo de Campo con unos compañeros y durante un par de semanas recorrimos el sur de Portugal en furgoneta para estudiar el poblamiento, la geografía física de la zona y la frontera “natural” entre ambos países. Me fascino! Tengo ganas de volver.

Muchas Gracias 

Chuva vai dar tréguas durante 3 dias!

De acordo com as mais recentes actualizações do modelos meteorológicos parece que quarta, quinta e sexta não deverá chover no Alentejo, devido à influência de uma pequena crista anticiclonica (ver iamgem).
A partir de sábado a chuva estará de volta! 

Estação de Serpa bate recorde de dias seguidos com chuva!

A estação meteorológica Meteo@lentejo - Serpa bateu o recorde do numero de dias consecutivos com chuva desde a sua instalação em Janeiro de 2012, registando até ao momento 9 dias seguidos com precipitação acumulada em Março!
Gráfico da precipitação cumulada em Serpa nos últimos dias!

segunda-feira, 11 de março de 2013

Chuva está mesmo a chegar ao Alentejo!

Chuva forte e persistente prevista para o Baixo Alentejo!

A partir da próxima madrugada especialmente o Baixo Alentejo e Algarve serão afectados por uma frente fria que resulta do "choque" entre uma massa de ar frio vinda de norte e uma massa de ar relativamente quente e húmido vinda de sul.
Essa frente possui grande quantidade de agua pelo que deverá ocorrer chuva forte e persistente na próxima madrugada e manhã!
As quantidades de precipitação podem chegar aos 20mm em 6 horas como podemos ver no mapa de precipitação da AEMET:

ÚLTIMA HORA - SUL DO PAÍS EM AVISO AMARELO DEVIDO À CHUVA

O IPMA acaba de emitir aviso amarelo com entrada em vigor a partir das 3h da manhã desta terça-feira a até às 13h devido á previsão de chuva forte e por vezes acompanhada de rajadas de vento.

domingo, 10 de março de 2013

sexta-feira, 8 de março de 2013

Alentejo coberto de chuva!

Aguaceiros cobrem neste momento praticamente todo o Alentejo, como podemos ver na imagem de radar do IPMA (manchas amarelas e verdes representam chuva)!

CHUVA FORTE VAI CHEGAR AO BAIXO ALENTEJO NAS PRÓXIMAS HORAS!

Nas imagens de radar do IPMA podemos observar manchas verdes e amarelas, que significam chuva forte, a dirigirem-se para o Baixo Alentejo!

terça-feira, 5 de março de 2013

Resumo do dia

Céu muito nublado
Períodos de chuva 
Temperaturas: máx: 14,2ºC, min: 11ºC
Precipitação acumulada - 10,9mm

domingo, 3 de março de 2013

PRECIPITAÇÃO PREVISTA CONCELHOS DISTRITO PORTALEGRE

Precipitação prevista para a semana:

PRECIPITAÇÃO PREVISTA CONCELHOS DISTRITO ÉVORA

Precipitação prevista para a semana:

PRECIPITAÇÃO PREVISTA CONCELHOS LITORAL ALENTEJANO

Precipitação prevista para a semana:

PRECIPITAÇÃO PREVISTA CONCELHOS DISTRITO BEJA

Precipitação prevista para a semana:

A depressão aproxima-se!

A depressão que nos vai provocar chuva moderada a forte a partir desta noite aproxima-se do sul do Portugal!

Alentejo em aviso amarelo devido à chuva forte!

O IPMA colocou o distrito de Beja em aviso amarelo devido à chuva forte com efeito a partir de das 6h de amanhã e partir das 3h devido ao vento forte que pode chegar aos 70 km/h.
Já nos distrito de Évora e Portalegre o aviso amarelo devido à chuva entra em vigor a partir de amanhã às 9h!