Algumas localidades Espanholas registaram hoje quantidades de precipitação próximas ou superiores a 200 mm como por exemplo Puerto Lumbreras, MURCIA que registou 176mm (fonte: wunderground)!
Em 2012 Serpa registou até ao momento 146mm de precipitação, ou seja, em Puerto de Lumbreas choveu num dia mais do que o ano inteiro em Serpa!
Rio subiu 4 a 5 metros Foto de: laopiniondemalaga.es
A parte mais activa deste depressão foi para Espanha, provocando ao longo do dia chuvas intensas em especial na Andaluzia, com quantidades de precipitação acumuladas que em algumas localidades chegaram a ultrapassar os 60mm
A precipitação mais intensa está a afectar o sul de Espanha, enquanto que em Portugal, nomeadamente no Alentejo, temos pelos menos para já, apenas chuvisco!
A Protecção Civil emitiu hoje um alerta na sequência da previsão de chuva nos próximos dois dias, sublinhando que poder-se-ão registar cheias rápidas em meio urbano e inundações de estruturas urbanas subterrâneas. O mau tempo far-se-á sentir particularmente na região sul do território continental. A partir do final da tarde desta quinta-feira deverá verificar-se um agravamento das condições meteorológicas, especialmente no sul, prevendo-se aguaceiros moderados a fortes e ondulação que pode chegar aos quatro metros. A protecção civil aconselha a verificar se os sistemas de escoamento das águas pluviais estão desobstruídos e a retirar inertes e outros objectos susceptíveis de serem arrastados ou de criarem obstáculo ao livre escoamento das águas. Paralelamente, aos condutores a entidade aconselha a moderar a velocidade e a ter especial atenção à potencial formação de lençóis de água nas vias. O arquipélago da Madeira está hoje em aviso laranja na sequência de precipitação forte. DIÁRIO DIGITAL
O Instituto de Meteorologia informa que no dia 24-09-2012 pelas 22:52 (hora local) foi registado nas estações da Rede Sísmica do Continente, um sismo de magnitude 3.7 (Richter) e cujo epicentro se localizou a cerca de 14 km a Oeste-Sudoeste de Ourique.
Este sismo, de acordo com a informação disponível até ao momento, não causou danos pessoais ou materiais e foi sentido com intensidade máxima IV (escala de Mercalli modificada) nas regiões de Odemira e Ourique.
Se a situação o justificar serão emitidos novos comunicados.
Sugere-se o acompanhamento da evolução da situação através da página do IM na Internet (www.meteo.pt) e a obtenção de eventuais recomendações junto da Autoridade Nacional de Proteção Civil (www.prociv.pt).
As fortes chuvadas que se registaram no Alentejo durante a madrugada e manhã de hoje provocaram dezenas de inundações, em vias públicas, habitações e estabelecimentos comerciais, nos distritos de Évora, Beja, Portalegre e Setúbal, segundo fontes dos bombeiros.
Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Évora indicou à Lusa que no distrito ocorreram 17 inundações, em Évora Vila Viçosa, Vendas Novas, Montemor-o-Novo e Borba, sobretudo em vias públicas.
De acordo com o CDOS de Beja, neste distrito registaram-se 24 inundações, em vias públicas, habitações e estabelecimentos comerciais, em Beja, Moura, Vidigueira, Alvito e Cuba.
Também no distrito de Portalegre, segundo o CDOS, registaram-se 10 inundações, seis das quais em habitações, duas em Sousel, e em Marvão, Portalegre, Campo Maior e Avis, e quatro em Elvas, em vias públicas.
No concelho de Monforte, segundo a mesma fonte, registou-se um pequeno incêndio, no gasoduto que faz o transporte de gás para a região.
No distrito de Setúbal, de acordo com o CDOS, o quartel dos bombeiros Voluntários de Alcácer do Sal ficou inundado, «situação que se regista quando chove com intensidade».
Segundo os comandos distritais de operações de socorro (CDOS), o mau tempo não provocou, até cerca das 13:00, quaisquer casos graves na região do Alentejo.
A mais recente previsão do meteorológico EMCWF coloca o centro da tempestade tropical NADINE sobre o Alentejo na próxima quinta-feira o que, a confirmar-se, provocaria chuva muito forte , podendo acumular-se em 6 horas entre 50 e 100mm
O modelo meteorológico ECMWF coloca hoje a tempestade tropical NADINE a sul da Península Ibérica na próxima quarta-feira o que provocaria chuva intensa em especial no Alentejo e Algarve!
As mais recentes previsões dos modelos meteorológicos continuam a marcar o regresso da chuva e uma mudança significativa do estado do tempo para este fim-de-semana!
A partir de domingo a chuva deverá regressar ao Alentejo!
SITUAÇÃO EM ACOMPANHAMENTO E SUJEITA A ACTUALIZAÇÕES!
Precipitação prevista para Portugal no domingo - modelo GFS
Nos últimos dias os modelos meteorológicos têm andado completamente "as aranhas" nas previsões para os próximos dias, e a responsável por toda esta confusão é a tempestade NADINE que deverá afectar os Açores a partir de amanhã!
Relativamente a Portugal Continental tudo vai depender da evolução e do trajecto dessa tempestade!
Costuma dizer-se que não há fome que não dê em fartura, vamos ver o que nos reservam as previsões dos próximos episódios!
Os principal modelo meteorológico , ECMWF (utilizado por exemplo pelo Instituto Nacional de Meteorologia) prevê para este fim-de-semana uma "rega" completa sobre Portugal em especial no sábado!
As quantidades de precipitação previstas variam entre os 25mm/12horas no Norte e os 10mm/12horas no Alentejo e Algarve!
Será que o Outono nos vais presentear com a chuva que tanta falta nos faz?
Portugal continental coberto de chuva - Previsão ECMWF