Pages

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PRECIPITAÇÃO FORTE NA PRIMEIRA SEMANA DE NOVEMBRO



2011-10-31 (IM)

chuvaA passagem de um sistema frontal no dia 2 e a persistência de um vale depressionário sobre o território do continente nos dias 3 e 4 condicionarão o estado do tempo a partir de quarta-feira.


Consequentemente prevê-se para estes dias chuva ou aguaceiros por vezes fortes e mais persistentes nas regiões do litoral norte e centro. O vento deverá soprar de sudoeste moderado a forte no litoral, com rajadas da ordem dos 70 km/h, e forte a muito forte nas terras altas, com rajadas que poderão atingir os 120km/h. 



Para o próximo fim de semana prevê-se uma melhoria significativa do estado do tempo em todo o território. 



Para mais informação sugerimos o acompanhamento da previsão na nossa página de Internet.

Chuva forte prevista para quarta-feira

As nuvens estão a chegar!

 AÇORES EM ALERTA VERMELHO
Segundo o Instituto de Meteorologia , o grupo Ocidental dos Açores está hoje em aviso VERMELHO devido à altura significativa das ondas! 

sábado, 29 de outubro de 2011

Céu pouco nublado
Temperaturas: máx - 26,7ºC, min - 10,1ºC

Chuva forte prevista para dia 1 de Novembro no Alentejo

Precipitação prevista para Segunda e Terça

Segunda:

Terça:

Previsão para a próxima semana - IM

Nuvens altas cobrem céus do Norte e Centro de Portugal

Chuva regressa a Portugal segunda-feira

Na seguinte carta de prognóstico podemos observar praticamente todo o país coberto por manchas azuis que representam a chuva!
Céu limpo
Temperaturas. máx - 24,1ºC, min - 8,3ºC

quinta-feira, 27 de outubro de 2011

CHUVA REGRESSA NA PRÓXIMA SEMANA

Segundo os últimos modelos meteorológicos a chuva deverá regressar ao Alentejo na próxima terça/quarta-feira!
Previsão Serpa:

Temperaturas mínimas vão descer amanhã

Previsões Instituto de Meteorologia 

Braga e Lamas de Mouro com mais 100mm de precipitação ontem

DADOS: IM

Precipitação acumulada ontem em Serpa

DADOS: METEO@LENTEJO

Previsão para as próximas horas

Nas próximas horas Portugal ficará sob influencia do centro da depressão que provocará aguaceiros por vezes forte , trovoadas e também é possível a queda de granizo!
Céu muito nublado
Chuva:
- fraca no início da manhã
-  moderada a partir do meio da tarde
-  forte e acompanhada de trovoada a partir do final da tarde 
Temperaturas: máx - 21,1ºC, min - 13,5ºC
Precipitação acumulada - 38,7mm

ÚLTIMA HORA - Sobral da Adiça: cheias obrigam a evacuações

Caiu uma forte chuva na localidade do concelho de Moura
A forte chuvada que caiu hoje à noite em Sobral da Adiça, concelho de Moura, Beja, fez transbordar a ribeira que atravessa a localidade, provocando inundações e obrigando à evacuação de várias pessoas, disse fonte dos bombeiros à Lusa.

Fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Beja adiantou que foram registadas inundações em habitações e várias pessoas tiveram de ser evacuadas.

Segundo a mesma fonte, as pessoas evacuadas estão a ser encaminhadas para o Centro Social do Idoso, naquela localidade.

De acordo com o CDOS de Beja, o caudal da ribeira já está a baixar

TVI24.PT

quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Vila do Conde: rio arrasta carro com adulto e criança

Dois ocupantes conseguiram agarrar-se a uma árvore e foram resgatados

Última actualização às 23:06

A súbita subida das águas de um rio, em Labruge, concelho de Vila do Conde, arrastou uma viatura. Os ocupantes foram resgatados.Uma fonte dos bombeiros locais disse ao tvi24.iol.pt que a água do rio Onda «invadiu a via» e arrastou um veículo, que tinha «duas pessoas dentro», junto à igreja de Labruge.«Os ocupantes conseguiram sair, mas a viatura foi arrastada», disse a fonte.A GNR de Matosinhos explicou que os ocupantes, um adulto e uma criança, «agarraram-se a uma árvore e foram resgatados». Fonte desta força salientou ainda que uma ponte que liga Labruge e Angeiras, no concelho de Matosinhos, foi encerrada ao trânsito, devido ao perigo de ruir. A ocorrência de cheias motivou ainda o corte parcial da linha da Póvoa e Matosinhos. As águas subiram ainda em Lavra, onde «um casal com cerca de 60 anos que vivia num barraca ficou desalojado». As duas pessoas foram levadas para o hospital com sinais de hipotermia. 

Inundações em Matosinhos



Duas viaturas estão impedidas de sair do túnel rodoviário que habitualmente permite transpor a linha de metro na Senhora da Hora, Matosinhos devido a uma inundação, disse há instantes fonte da Protecção Civil Municipal.
"Esta é a situação que mais nos preocupa de momento", referiu o comandante Salgado Rosa, da Protecção Civil.
Outro foco de preocupação no concelho é a zona costeira da freguesia de Lavra, que ficou inundada depois de uma forte queda de chuva ao meio da tarde que alagou ruas e casas. A freguesia ficou às escuras.
Salgado Rosa disse que, entre muitas outras situações, no concelho, teve conhecimento de inundações na Avenida da Liberdade, na própria cidade de Matosinhos.


A zona costeira da freguesia de Lavra, concelho de Matosinhos, ficou hoje inundada depois de uma forte queda de chuva ao meio da tarde que alagou ruas e casas, disseram à agência Lusa fontes no local. 
A chuva e o vento forte intensificaram-se cerca das 16h30, provocando inundações nos pisos térreos dos edifícios e em todas as ruas, algumas das quais há vários meses em obras para a colocação de rede de saneamento.
"Uma amiga ligou-me em pânico porque de repente ficou sem casa", afirmou à Lusa Daniela Reis, referindo que várias casas térreas na rua Mourouços ficaram "completamente inundadas, ao ponto de nem sequer se poder estar lá dentro". 
Daniela Reis considerou estas inundações "o resultado da incompetência das entidades de prevenção, que não fizeram limpezas antes da chegada das chuvas".
Durante cerca de uma hora, as inundações impediram a circulação automóvel, provocando filas de trânsito em todos os acessos à zona costeira da freguesia. 
Fonte dos Bombeiros Voluntários de Matosinhos-Leça disse à Lusa que, cerca de duas horas depois, continuava "complicada a situação em Lavra, devido às inundações. Pelo menos 100 pessoas foram socorridas".
Ler mais: http://aeiou.expresso.pt/mau-tempo-160-inundacoes-e-199-arvores-tombadas-videos=f683477#ixzz1bvmtpHyT

ÚLTIMA HORA - MAU TEMPO CONCELHO MOURA


O mau tempo está a causar situações críticas no concelho de Moura. A Freguesia de Sobral da Adiça voltou a ser atingida por esta intempérie que se está a abater sobre o concelho. A Ribeira da Perna Seca voltou a transbordar provocando, segundo João Diniz presidente da Junta de Freguesia local, inundações nunca antes vistas, superiores mesmo às registadas em 1997, quando as águas da referida ribeira galgaram as margens provocando enormes prejuízos e uma vítima mortal. Nesta altura são vários os elementos e viaturas da corporação dos Bombeiros Voluntários de Moura que se encontram em Sobral da Adiça para ajudar a população, desconhecendo-se para já se existem vítimas.


RADIO PLANÍCIE 

Homem arrastado pelas águas em Braga está desaparecido

22h13m
(Em actualização) - Um homem está dado como desaparecido, esta quarta-feira à noite, suspeitando-se que tenha sido arrastado pelas águas do rio Este, na zona da Ponte Nova, em Lomar. Durante a tarde, um outro homem teve de ser salvo pelos bombeiros, depois de ter sido arrastado pelas águas de uma ribeira, em Guidões, Trofa.

 Os bombeiros estão a efectuar buscas, em Braga, depois de os moradores garantirem ter visto Firmino Alves Machado, com cerca de 60 anos, a ser arrastado pelas águas. Os bombeiros colocaram redes no local.
 
O vento forte e a chuva que caiu durante a tarde desta quarta-feira na região do Porto provocou várias inundações e quedas de árvores. Várias estradas foram interrompidas e, em Guidões, na Trofa, uma ponte desabou. Um motociclista foi arrastado pelo ribeiro e teve que ser resgatado pelos bombeiros.
Na queda de uma ponte junto à igreja de Guidões, na Trofa, uma pessoa chegou a ser dada como desaparecida. Trata-se de um motociclista que foi arrastado pelas águas da ribeira de Guidões após a derrocada da ponte. Ficou agarrado à vegetação até ser resgatado pelos Bombeiros da Trofa.
Várias localidades dos concelhos de Braga, Viana do Castelo e Maia estão também sem electricidade devido ao mau tempo. A reposição do serviço depende agora da evolução das condições meteorológicas.

JN

Linha de forte instabilidade afectou interior do baixo Alentejo

Tal como previam os modelos meteorológicos , uma linha de forte instabilidade afectou a região do interior Alentejano entre as 20H e as 21H provocando chuva e vento forte e ocorrência de trovoada! 
Amanhã serão divulgados os dados de precipitação acumulada em Serpa no dia de hoje!

TEMPO VAI PIORAR A PARTIR DA TARDE

Períodos de céu muito nublado
Aguaceiros pouco frequentes durante a noite 
Temperaturas: máx - 26,1ºC, min - 10,1ºC

terça-feira, 25 de outubro de 2011

ALERTA PROTECÇÃO CIVIL


De acordo com as informações disponibilizadas pelo Instituto de Meteorologia, a partir do início da manhã de quarta-feira, 26 de Outubro, e ainda durante a madrugada de quinta-feira, 27 de Outubro, o estado do tempo no território de Portugal Continental será caracterizado por precipitação, por vezes muito forte, vento forte e agitação marítima na costa ocidental.
Estas condições são propiciadoras de:
-Piso rodoviário escorregadio e eventual formação de lençóis de água;
-Cheias rápidas em meio urbano, por acumulação de águas pluviais ou insuficiências dos sistemas de drenagem;
-Inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis;
-Danos em estruturas montadas ou suspensas;
-Inundações de estruturas urbanas subterrâneas com deficiência de drenagem;
-Acidentes na orla marítima.
Face a estas previsões, foi determinada a activação do ALERTA AMARELO do Sistema Integrado de Operações de Protecção e Socorro (SIOPS) entre as 06h00 de 26OUT e as 12h00 de 27OUT de forma a aumentar a prontidão dos Agentes de Protecção Civil e entidades integrantes do SIOPS, recomendando-se aos cidadãos que atentem às seguintes medidas de autoprotecção:
-Acompanhamento das informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e das Forças de Segurança;
-Desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais e retirada de inertes e outros objectos que possam ser arrastados ou criem obstáculos ao livre escoamento das águas;
-Condução especialmente atenta, defensiva e a velocidade reduzida, com especial atenção aos lençóis de água ou gelo que podem formar-se nas estradas e outras vias.
-Não atravessamento de zonas inundadas, de modo a precaver o arrastamento de pessoas ou viaturas para buracos no pavimento ou caixas de esgoto abertas;
-Fixação adequada de estruturas soltas, nomeadamente, andaimes, placards e outras estruturas suspensas;
-Evitar actividades relacionadas com o mar, nomeadamente pesca desportiva, desportos náuticos, passeios à beira-mar e estacionamento de veículos na orla marítima.

Fonte: ANPC

PORTUGAL EM AVISO AMARELO E LARANJA

Todos os distrito estão em aviso Amarelo/Laranja devido à previsão de chuva e vento forte para o dia de amanhã!

Alerta de mau tempo para todo o país a partir de amanhã

O Instituto de Meteorologia prevê a ocorrência de precipitação e vento fortes a partir de amanhã e até às primeiras horas de quinta-feira em todo o continente. A tempestade começará no Minho.

Uma depressão com superfície frontal vai trazer mais vento e chuva a todo o país.

É o que prevê a meteorologista Madalena Rodrigues, do Instituto de Meteorologia (IM), que em declarações ao SAPO, explicou que o vento começará a soprar mais forte a partir da tarde do dia 26, na zona litoral da região do Minho, e que se alastrará a todo o país até às primeiras horas da manhã de quinta-feira.
As previsões apontam para vento mais forte no litoral, com rajadas na ordem dos 90km/h e de 100 km/h nas terras altas.
“O vento será acompanhado por precipitação forte”, alerta Madalena Rodrigues.
“Vão ser emitidos alertas a partir da tarde de hoje. O aviso será para todo o país e será, pelo menos, amarelo, embora algumas regiões possam ser assinaladas a alerta laranja”, adianta Madalena Rodrigues.
Neve na Serra da Estrela
O IM adianta que poderá cair alguma neve nas terras altas só até ao início da manhã de quarta-feira e em pouca quantidade, devido à subida das temperaturas mínimas.

SAPO

PRECIPITAÇÃO E VENTO FORTE PARA QUARTA-FEIRA

Precipitação e vento forte para quarta-feira
2011-10-25 (IM)
De acordo com o centro de previsão do Instituto de Meteorologia, I.P., e na sequência das previsões que têm sido divulgadas em dias anteriores, o estado do tempo em Portugal continental irá ser condicionado pela aproximação e passagem de um sistema frontal de forte atividade, associado a uma depressão centrada a Noroeste da Península Ibérica e que transporta na sua circulação uma massa de ar quente e instável.
Deste modo, prevê-se  a partir da manhã do dia 26 até madrugada do dia 27 de outubro, precipitação forte e vento forte com rajadas, que poderão atingir os 90 km/h no litoral e os 100 km/h nas terras altas.
A partir da tarde de 27 e até ao próximo domingo, deverá ocorrer  uma melhoria significativa do estado do tempo, sem de precipitação e com a temperatura a enquadrar-se dentro dos valores normais para esta época do ano.
O IM sugere o acompanhamento da situação através da sua página de Internet www.meteo.pt

NOVA FRENTE VAI ATRAVESSAR PORTUGAL AMANHÃ

CHUVA FORTE PODE ATINGIR SERPA E BEJA AMANHÃ AO INÍCIO DA NOITE

Neve caiu pela primeira vez este Outono na Serra da Estrela e encerra estrada do maciço central

Segundo o CDOS, a estrada nacional nº 338, no troço entre Piornos e  Lagoa Comprida, "está encerrada desde as 01:00 devido à queda de neve".
"Ainda não temos aviso de reabertura", disse a fonte pelas 09:15, garantindo  que a via se mantinha fechada à circulação rodoviária devido ao primeiro  nevão deste outono. 
Entretanto, fonte do Centro de Limpeza de Neve da Estradas de Portugal  disse à Lusa que a primeira neve do outono "é uma amostra, não é nada considerável",  embora tenha sido suficiente para obrigar ao corte daquela via. 
Adiantou que o troço da estrada nacional n. 338 iria ser reaberto "dentro  de meia hora", estando envolvidos três limpa-neves nas operações de limpeza.
A fonte do Centro de Limpeza referiu ainda que na área das suas instalações,  nas Penhas da Saúde, os termómetros marcam "zero graus", admitindo que a  temperatura estivesse mais baixa na zona da torre, o ponto mais alto da  Serra da Estrela. 
Em relação ao último ano, este primeiro nevão surge cerca de uma semana  mais cedo. Em 2010, as primeiras neves aconteceram a 30 de Outubro, indicou.
Com Lusa

Precipitação prevista para amanhã

Na região do Alentejo podem acumular-se em 6 horas 20mm!
Céu muito nublado, com abertas a partir da manhã
Chuva forte até ao início da manhã
Temperaturas. máx - 27,2ºC, min - 15,5ºC
Precipitação acumulada - 37,2mm

PRECIPITAÇÃO E VENTO FORTE NO CONTINENTE



2011-10-24 (IM)
De acordo com o previsto pelo Centro de previsão do Instituto de Meteorologia, a superfície frontal fria que afetou o estado do tempo em Portugal continental na tarde e noite de domingo e madrugada de segunda-feira,  foi caracterizados por atividade convectiva relativamente intensa, originando precipitação forte e vento moderado com rajadas.
Salientam-se os valores de precipitação acumulada entre as 18 UTC do dia 23 às 06 UTC do dia 24, Viana do Castelo com 95mm e na região da Beira Interior e Beira Baixa, com Guarda com 65mm, Penhas Douradas com 60mm Castelo Branco com 66mm e Proença a Nova com 77mm.
Em termos de vento médio, as maiores intensidades foram registadas no dia 23 de outubro, na Pampilhosa da Serra às 23:00 UTC com 77,4 km/h, nas Penhas Douradas às 23:00 UTC com 54.4 km/h, em Mogadouro às 23:00 UTC com 51.5 km/h,  no Cabo Carvoeiro às 20:00 UTC com  50.4 km/h, em Lisboa/Geofísico às 22:00 UTC 47.9 km/h e em Lisboa/Gago Coutinho, às 22:00 UTC  47.5 km/h. No dia 24 registou-se uma intensidade de vento médio de 64.4 km/h às 02:00 UTC na Pampilhosa da Serra e de 50 km/h às 04:00 UTC em Faro.
Relativamente às intensidades de rajada máxima, foram registadas na rede de estações do IM as seguintes: no dia 23 de outubro, 112km/h na Pampilhosa da Serra às 23:00 UTC, 110.2 km/h nas Penhas Douradas às 23:00 UTC, 107,6 km/h no Cabo Carvoeiro às 20:00 UTC, 97.9 km/h em Mogadouro às 23:00 UTC, 88.9 km/h em Lisboa/Geofísico às 22:00 e 79.2 km/h em Lisboa/Gago Coutinho às 22:00. No dia 24 foram registadas as rajadas máximas de 157.3 km/h em Faro às 04:00 UTC e 108.7 km/h na Pampilhosa da Serra às 02:00 UTC.

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Agência Estatal de Meteorologia Espanhol já emitiu avisos para quarta-feira

Agência Estatal de Meteorologia Espanhola já emitiu avisos para  várias províncias, entre as quais Huelva, devido à previsão de chuva forte para a próxima quarta-feira ! 

Mau tempo/Alentejo: Vento forte provoca queda de 20 árvores durante a madrugada

24/10/2011, 10:47
O mau tempo que se registou esta madrugada provocou a queda de duas dezenas de árvores no Alentejo, a maioria das quais no distrito de Portalegre, disse fonte dos bombeiros locais.
De acordo com a mesma fonte, não foi registada qualquer situação grave, apesar da chuva e do forte vento.


No distrito de Portalegre, os bombeiros foram chamados durante a madrugada para remover dez árvores caídas, sobretudo nos concelhos de Nisa e Marvão, indicou fonte do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS).
Em Ponte de Sor, foi ainda registada uma inundação na via pública.
Mais a sul, no distrito de Beja, o vento forte provocou a queda de seis árvores no concelho de Odemira e uma em Aljustrel, disse fonte do CDOS local.
No distrito de Évora, os bombeiros registaram a queda de duas árvores na Estrada nacional (EN) 370, na zona de Arraiolos.

Linha de Elvas