Pages

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA

Os Ventos Alísios são ventos que ocorrem durante todo o ano nas regiões tropicais, sendo muito comuns na América central. São o resultado da ascensão de massas de ar que convergem de zonas de alta pressão , nos trópicos, para zonas de baixa pressão (ciclónicas) no Equador  formando um ciclo. São ventos húmidos, provocando chuvas nos locais onde convergem. Por essa razão, a zona equatorial é a região das calmarias equatoriais chuvosas.
O Alísio de hemisfério norte sopra de Nordeste para Sudoeste, enquanto o do hemisfério sul sopra do Sudeste para o Noroeste.Asua influência é mais marcante no clima de regiões costeiras e de baixa latitude, exercendo grande importância na meteorologia insular.
FEVEREIRO 2011

PROTAGONISTA DO MÊS:

RESUMO DO MÊS:

O MÊS DE FEVEREIRO FOI MARCADO ESSENCIALMENTE PELAS ALTAS PRESSÕES E CONSEQUENTE ESTABILIDADE.
A EXCEPÇÃO FORAM OS DIAS DE 13 A 19 COM MAIS NEBULOSIDADE E PRECIPITAÇÃO POR VEZ FORTE E ACOMPANHADA DE TROVOADA. 

TEMPERATURAS:
O MÊS DE FEVEREIRO CARACTERIZOU-SE POR APRESENTAR TEMPERATURAS ELEVADAS PARA A ÉPOCA NOS ÚLTIMOS DIAS DO MÊS.


TEMPERATURA MÉDIA - 14,3ºC
MÉDIA DAS MÁXIMAS - 21,3ºC
MÉDIAS DAS MÍNIMAS - 7,5ºC

PRECIPITAÇÃO:

FORAM POUCOS OS DIAS COM PRECIPITAÇÃO EM FEVEREIRO, CONTUDO NESSES DIAS A PRECIPITAÇÃO FOI POR VEZES FORTE E COM TROVOADA.


PRECIPITAÇÃO TOTAL - 38,4mm

SECA METEOROLÓGICA:

SEGUNDO A EXPRESSÃO 
  P«2T:
38,4«28,6  PROPOSIÇÃO FALSA, 
LOGO O MÊS NÃO FOI SECO


A RUBRICA RELATÓRIOS VAI PARA O AR ESTE NOITE EM VEZ DE AMANHÃ.
NÃO PERCAM A PARTIR DAS 21H.

A MINHA ESTAÇÃO COM A PROTECÇÃO

                     
FEVEREIRO ACABA HOJE, VÁRIAS QUESTÕES SURGEM, COMO :
- QUANTO CHOVEU EM SERPA?
- QUAL A TEMPERATURA MÁXIMA?
- TERÁ SIDO SECO?
TODAS ESTAS QUESTÕES TERÃO RESPOSTA AMANHÃ, A PARTIR DAS 11H.
NÃO PERCAM 

 O QUE SÃO VENTOS ALÍSIOS? 

NOVA SONDAGEM ESPECIAL


QUEREMOS SABER QUE IDADE TÊM OS NOSSOS LEITORES.
RESPONDAM Á SONDAGEM:
"QUANTOS ANOS TÊM"?

RESULTADOS DA SONDAGEM ESPECIAL

DE QUE DISTRITO NOS SEGUEM?


OBRIGADO A TODOS PELA PARTICIPAÇÃO NESTA SONDAGEM, E UM OBRIGADO ESPECIAL AOS LEITORES DE VISEU E DO PORTO POR PREFERIREM O METEO@LENTEJO, UMA REFERÊNCIA DA METEOROLOGIA NO ALENTEJO E NÃO SÓ...


No princípio ou no fim, costuma Abril ser ruim.

Céu limpo
Temperaturas: máx - 20ºC ,min - 7ºC

domingo, 27 de fevereiro de 2011

Céu pouco nublado
Temperaturas: máx -23,4ºC , min - 9,3ºC 
A ÚLTIMA SEMANA FOI MARCADA PELA ESTABILIDADE, DEVIDO ÁS ALTAS PRESSÕES, E TAMBÉM PELAS TEMPERATURAS ELEVADAS PARA A ÉPOCA.
 O QUE SÃO VENTOS ALÍSIOS? 

ACHAM QUE VAMOS TER UM ANO EXTREMAMENTE SECO, EM ESPECIAL NO ALENTEJO?

RESULTADOS DA SONDAGEM DA SEMANA

ACHAM NA PRÓXIMA SEMANA SE VÃO ATINGIR OS MÁXIMOS DE TEMPERATURA PARA FEVEREIRO?



NUVENS QUE INDICAVAM CALOR
TERÇA-FEIRA
FEVEREIRO 2011
E O INFINITO ANTICICLONE CONTINUA ...........................................
Mensagem Numerica
... faz hoje um ano que Portugal continental foi afectado por uma ciclogénese explosiva?
AINDA HOJE:
IMAGEM DA SEMANA
PERGUNTA DO DIA
FECHO DA SONDAGEM
ABERTURA DE NOVA SONDAGEM
RESUMO DA SEMANA 
Céu limpo
Temperaturas: max - 25ºC . Min - 9ºC

sexta-feira, 25 de fevereiro de 2011

RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA

Coalescência é o processo em que duas ou mais partículas ou gotículas  se fundem, formando apenas uma única gotícula . Em meteorologia, é um dos principais processos na formação de chuvas. As pequenas gotículas são arrastadas pelos ventos ascendentes e descendentes no interior de uma nuvem, colidindo e coalescendo-se. Quando as gotículas  se tornam muito grandes para serem sustentados pelas correntes de ar, começam a cair em forma de chuva . Este processo também acontece com outros fenómenos atmosféricos , tais como a neve e o granizo.

MUITO BOA NOITE  A TODOS DEVIDO ÁS ELEVADAS TEMPERATURAS QUE SE VIVEM EM PORTUGAL CONTINENTAL, RESOLVI PUBLICAR ESTE ESPECIAL CALOR ONDE IREI PUBLICAR ALÉM DAS MÁXIMAS DOS ÚLTIMOS DIAS EM SERPA, COMPARAÇÕES RELATIVAS A ANOS ANTERIORES.

TEMPERATURAS EM SERPA DE 21 A 25 DE FEVEREIRO:
DIA 21 - 22,7ºC
DIA 22 - 23,6ºC
DIA 23 - 26,7ºC
DIA 24 - 29,6ºC
DIA 25 - 27,8ºC

COMPARAÇÃO DAS TEMPERATURAS EM FEVEREIRO 
(2009/2010/2011(ATÉ HOJE))  
 MEDIA DAS MÁXIMAS:
2009 - 18,5ºC
2010 - 14,7ºC
2011 - 21,6ºC

A ESTAÇÃO DO SAGRA DE SERPA,EMBORA TENHA REGISTADO VALORES MAIS BAIXOS QUE A MINHA ESTAÇÃO, REGISTOU ONTEM 24,8ºC.
TENDO EM QUE QUE O VALOR MÁXIMO REGISTA EM FEVEREIRO EM BEJA É DE 24,5ºC, SE EM SERPA O MÁXIMO NÃO FOI ATINGIDO ESTEVE LÁ PERTO.
A MINHA ESTAÇÃO ATINGI-O O MÁXIMO DESDE QUE TENHO REGISTOS (2006)

POR FIM ESTOU EM CONDIÇÕES DE AFIRMAR QUE ONTEM SERPA FOI UMA DAS REGIÕES, SENÃO MESMO A REGIÃO, MAIS QUENTE DE PORTUGAL .

PREVISÃO SAZONAL PRIMAVERA 2011 POR:SERINGADOR


Caros Membros

Como vem a ser hábito nos últimos anos neste mês de Fevereiro, publico a previsão sazonal da Primavera 2011, para um melhor planeamento com a pouança de recursos e de tempo.

PREVISÃO PRIMAVERA 2011
Bem com a proximidade de chegada da Primavera climática, coloco a minha previsão para a referida estação do ano.
Este ano 2011, espero uma Primavera algo Algo Seca e Fresca, sendo mais Seca a meio e Instável no Início e fim, a ter em conta a altura do ano em que se farão sentir denotando assim um mau ano agrícola, em especial para a fruta e culturas de sequeiro.
Espero em meados da estação, uma situação de algum calor primaveril, a convectividade poderá surgir somente no mês de Maio. Todavia, mais uma vez as regiões a Sul da Ibéria, incluindo as Ilhas, isto não só para Portugal, poderão registar Precipitação acima da média.
No geral também serão muitos, os dias de nevoeiro e nebulosidade, que não querem forçosamente dizer muita precipitação, além de um Abril um pouco Ventoso…
 
Uma fase que estamos assistir a um ligeiro enfraquecimento da La Niña, mas que continuará as ser um evento Moderado e a partir de Maio, embora un declínio seja esperado mais para a frente (no Pico do Verão)... poderá fazer com que seja uma estação Fresca de início e Amena no Fim, deixando caminho para um Verão algo Quente, ...mas isso serão outras conversas…
 Março 2011
Neste mês, espero uma 1ª quinzena mais estável, aumentando a instabilidade à medida que o mês passa. Depois do Anticiclone poderá impor-se em cima da Ibéria alguma ciclogénese, mas nada de muito permanente, porque a variabilidade atmosférica neste mês será rainha á semelhança do ano passado. Contudo, a instabilidade de Março e sem um Anticiclone potente, poderá levar a flutuações da corrente de Jacto, ao nível da latitude, à medida que atravessa o Atlântico mais para o fim do mês, diminuindo um pouco a instabilidade para a recta final, com alteração para um padrão anticiclónico.

1ª Quinzena
Na 1ª semana de Março irão prevalecer períodos de grande variabilidade atmosférica, alguma frescura e uma ou outra superfície frontal.
Ao entrarmos na 2ª Semana, iremos assistir no continente a um período de com numa situação com alguma severidade para essa semana com uma alteração do padrão para o fim.

2ª Quinzena
Nesta 2ª segunda quinzena, espero uma precipitação na média, assim como temperaturas na média, apesar de que no meio do mês a instabilidade, pode dar da sua graça nesta 3ª semana, com a passagem de superfícies frontais do quadrante N/NW, com alguma actividade mas, com um desconforto térmico considerável, podendo afectar as terras altas com neve.
 Assim, na última semana e iremos assistir a uma diminuição da instabilidade e eventual passagem para uma influência anticiclónica.

Abril 2011 
Neste mês, prevejo mais uma vez um mês mais calmo que o habitual (pior que no ano 2010), com Precipitações Abaixo da Média, mas com a anomalia Positiva da Temperatura, mais por consequência de um domínio das altas pressões, que somente num ou outro caso poderão permitir pequenos fluxos de Noroeste, embora com muito vento de Norte e dias sem precipitação, principalmente na 2ª metade do mês.

1ª Quinzena
Para a 1ª semana, existe a possibilidade de passagem de uma ou outra situação convectiva, mas com uma corrente de jacto mais a Norte, poderá potenciar um Anticiclone dos Açores, para o fim, com apenas alguma nebulosidade e nevoeiros.
No entanto para a 2ª semana poderá existir uma melhoria e até mesmo uma transição para um domínio anticiclónico e um arrefecimento em geral devido a ventos de Norte, bons para o Peixe e com bons estados de tempo.

2ª Quinzena 
Na 3ª semana poderemos ter mais uma vez, um predomínio anticiclónico e mesmo algum calor fora de época, para lembrar um pouco o Verão.
Todavia, para o fim do período da 4ª semana, iremos provavelmente assistir a uma consequência do calor anterior, propício para a formação de trovoada, causado também por um fluxo de Sul ou Leste, trazendo consigo precipitação convectiva em quantidades apreciáveis.

Maio 2011
Neste mês existem grandes probabilidades da Precipitação ficar na Média e com Temperaturas também próximas da Média, salvo para o início do mês onde espero instabilidade fluxo Zonal, afectando as temperaturas de uma forma negativa e precipitações intensas. 
Para a 2ª quinzena, fortes possibilidades de uma prevalência com influência de uma crista anticiclónica que se poderá prolongar até fim do mês, embora considere que, uma ou outra flutuação da mesma poderá criar condições propícias à formação de trovoadas devido entrada de fluxos de Sul.

1ª Quinzena
Durante a 1ª semana, prevalecerá a continuação de alguma instabilidade associada à actividade convectiva com massa de ar Fria e Instável ou probabilidade de influência de uma Depressão despegada do braço principal do Jacto, Nesta semana, as temperaturas poderão situar-se abaixo da média.                                                          
Na 2ª semana uma alteração para uma a influência do Anticiclone dos Açores e uma sucessão de bons estados de tempo, existindo uma grande amplitude térmica.

2ª Quinzena
Na 3ª semana continuação da instabilidade actividade convectiva e probabilidades de ocorrência de precipitação e Trovoadas, embora por breves dias e mais no Interior e Sul.
Na última semana, um cheirinho a Verão com uma crista anticiclónica a permitir algum ar quente de Sul possa chegar à Ibéria.

Resumindo, uma Primavera inicialmente fresca, mas depois no contexto geral será Amena e um pouco Seca, com a excepção do mês de Março e 1ª quinzena de Maio, onde espero alguma instabilidade, que poderá deixar marcas e notícias devido à sua Natureza. 
Existem ainda grandes probabilidades de uma elevado número de dias com Nevoeiros, e poderá ser marcado por uma precipitação ligeiramente abaixo da média (culpa de um Abril eventualmente Seco) e temperaturas na média, excepto Março e início de Maio onde se situarão abaixo da média.
                                          
Nota: Ressalvo que estes dados são meramente indicativos e resulta de um conjunto de dados e observações climáticas, onde existe uma componente de dados com diferentes pesos, onde destaco, médias, últimos 5 anos, SST, NAO, ENSO, além de outros dados.
Melhores cumprimentos, 
Autor:Mário Marques
Copyright © Meteoiberia.com 2007-2011
DIVULGUEM AQUI AS VOSSAS TEMPERATURAS DE HOJE DE MODO A PODER-MOS DIVULGAR TEMPERATURAS MÁXIMAS DE HOJE EM TODO O PAIS 
NESTE MOMENTO EM SERPA AINDA 20,2ºC

METEO@LENTEJO RECEBE ELOGIOS POR PARTE DE UM FORISTA DO METEO.PT

.... pelo entusiasmo que a cada dia pões na divulgação do teu blog (e confesso que ao principio desconfiei um pouco do futuro do mesmo, nem sei bem porquê. Mas achei que era o furor do momento e depressa se apagaria) e pelo dinamismo que sempre lhe colocas a cada sondagem e desafio que colocas aos visitantes do mesmo, posso afirmar sem medo a errar que és um grande entusiasta da meteorologia e isso é comum à maioria de nós!


O METEO@LENTEJO AGRADECE POIS É GRAÇAS A PESSOAS ASSIM QUE EXISTIMOS .
MUITO OBRIGADO 
ESTE FIM-DE-SEMANA EM SERPA VISITEM A X FEIRA DO QUEIJO DO ALENTEJO

HOJE A PARTIR DAS 21H

AJUDEM-NOS A CONSTRUIR ESTE ESPACIAL PARTILHANDO AS VOSSAS TEMPERATURAS MÁXIMAS DE HOJE
   

         QUE CALOR!!!!!!!!
       NESTE MOMENTO EM SERPA - 26,2ºC
TEMPERATURAS MANTÊM-SE ELEVADAS PARA A ÉPOCA DO ANO.
QUAL A MÁXIMA QUE ATINGIRAM HOJE?
PARTILHEM AQUI AS VOSSAS TEMPERATURAS MÁXIMAS DE HOJE.

NESTE MOMENTO EM SERPA 26ºC
MÁXIMA ATÉ AO MOMENTO 27,6ºC
Céu limpo
Temperaturas: máx - 29ºC , min - 10ºC

quinta-feira, 24 de fevereiro de 2011

Céu limpo
Temperaturas: máx - 29,6ºC , min - 6,3ºC
A CONTROVÉRSIA ESTÁ INSTALADA , TERÁ SERPA CHEGADO AOS 29,6ºC OU NÃO?
DEIXE-NOS A VOSSAS OPINIÃO.
GRAÇAS A ESTA DISCORDÂNCIA SUPERÁMOS AS 2660 VISITAS
NESTE MOMENTO EM SERPA 29,1ºC

PARTILHEM AQUI AS VOSSAS TEMPERATURAS...

O QUE É O PROCESSO DE COALESCÊNCIA? 
NESTE MOMENTO EM SERPA - 29,5ºC
Céu limpo
Temperaturas: máx - 30ºC , min - 10ºC

terça-feira, 22 de fevereiro de 2011

Céu pouco nublado
Temperaturas: máx - 23,6ºC , min - 10,7ºC

RESPOSTA Á PERGUNTA DO DIA

RESPOSTA DE as4estacoesdoano disse...




Na meteorologia existe uma diferença entre o tempo e o clima. O tempo é o estado físico das condições atmosférica em um determinado momento e local. Isto é, a influência do estado físico da atmosfera sobre a vida e as atividades do homem. O clima é o estudo médio do tempo para o determinado período ou mês em uma certa localidade. Também, se refere às características da atmosfera inseridas das observações contínuas durante um certo período. O clima abrange maior número de dados e eventos possíveis das condições de tempo para uma determinada localidade ou região. Inclui considerações sobre os desvios em relação às médias, variabilidade climática, condições extremas e freqüências de eventos que ocorrem em determinada condição do tempo.

A PERGUNTA DO DIA VOLTA QUINTA
A PERGUNTA DO DIA AINDA ESTÁ A DECORRER
Qual a diferença entre Tempo e Clima?


NORMAIS CLIMATOLÓGICAS
Chama-se normal climatológica de um elemento climático em um local o valor médio correspondente a um número de anos suficiente para se poder admitir que ele representa o valor predominante daquele elemento no local considerado.
A Organização Meteorológica Mundial (OMM) fixou para este fim 30 anos começando no primeiro ano de cada década (1901-30, ..., 1931-1960, 1941-1970, ..., 1961-1990, 1971-2000).

Os apuramentos estatísticos referentes a estes intervalos são geralmente designados por Normais Climatológicas (sendo, nomeadamente as normais de 1931-1960 e 1961-1990 consideradas as normais de referência).

As Fichas Climatológicas disponíveis no Instituto de Meteorologia, I.P., fornecem, para a estação climatológica seleccionada, os valores mensais e os valores anuais de alguns dos principais parâmetros climáticos sob a forma de gráficos e Tabela: valores médios da temperatura máxima e mínima do ar; precipitação; insolação; vento; valores extremos da temperatura máxima e mínima do ar.
NORMAIS CLIMATOLÓGICAS 71-00 - BEJA
Estação: sinóptica; Número: 562. Localização: Lat.: 38º01’N; Lon.: 07º52’W; Alt.: 246m. Período de funcionamento: 01-01-1863 até à data.

PRECIPITAÇÃO 
TEMPERATURAS


NORMAIS CLIMATOLÓGICAS 71-00
Os valores médios que caracterizam o clima de um dado local, dependem do intervalo de tempo utilizado e não apresentam os mesmos resultados quando se compara um ano com um decénio, ou com um século. Por outro lado, é importante dispôr de séries longas de dados para se estudar as variações e as tendências do clima. O Instituto de Meteorologia, I.P., dispõe de séries de dados meteorológicos, cujas primeiras observações remontam a 1865.
Conforme convencionado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) o clima é caracterizado pelos valores médios dos vários elementos climáticos num período de 30 anos, designando-se valor normal de um elemento climático o valor médio correspondente a um número de anos suficientemente longo para se admitir que ele representa o valor predominante daquele elemento no local considerado. Segundo a OMM designam-se por normais climatológicas os apuramentos estatísticos em períodos de 30 anos, que começam no primeiro ano de cada década (1901-30, 1931-1960, ..., 1961-1990...). Estas são as normais de referência, embora se possam calcular e utilizar normais climatológicas nos períodos intercalares, por exemplo, 1951-80, 1971-2000.Koppen_Portugal_w
Nesta área do site disponibiliza-se informação referente às normais climatológicas de 21 estações integradas na rede do Instituto de Meteorologia, I.P., para o período 1971-2000, designadamente valores mensais e anuais dos principais elementos climáticos na forma gráfica e numérica. São igualmente apresentados os valores médios da temperatura máxima e mínima do ar e os totais de precipitação, assim como os respectivos valores extremos
Os resultados das normais climatológicas 1971-2000, as últimas disponíveis, permitem também identificar os diferentes tipos de clima, tendo-se utilizado para Portugal Continental a classificação de Köppen-Geiger, que corresponde à última revisão de Köppen em 1936. Os resultados obtidos pela cartografia para esta classificação climática, permitem confirmar que na maior parte doterritório Continental o clima é Temperado, do Tipo C, verificando-se o Subtipo Cs (Clima temperado com Verão seco) e as seguintes variedades:
 - Csa, clima temperado com Verão quente e seco nas regiões interiores do vale do Douro (parte do distrito de Bragança), assim como nas regiões a sul do sistema montanhoso Montejunto-Estrela (excepto no litoral oeste do Alentejo e Algarve).
 - Csb,clima temperado com Verão seco e suave, em quase todas as regiões a Norte do sistema montanhoso Montejunto-Estrela e nas regiões do litoral oeste do Alentejo e Algarve.
Numa pequena região do Baixo Alentejo, no distrito de Beja, encontra-se Clima Árido – Tipo B, Subtipo BS (clima de estepe), variedade BSk (clima de estepe fria da latitude média).
Em relação ao Arquipélago da Madeira e Açores de acordo com a classificação de Koppen original, verifica-se que:
  • Madeira é do tipo Csa, clima temperado com Verão quente e seco;
  • Açores o Grupo Oriental é do tipo Csb clima temperado com Verão seco e suave no Grupo Oriental e nos Grupos Central e Ocidental é do tipo Cfb, ou seja, Clima oceânico, também por vezes chamado clima temperado marítimo, é um clima temperado húmido com Verão temperado e que ocorre em regiões afastadas das grandes massas continentais.
I
IM DISPONIBILIZA INFORMAÇÃO CLIMÁTICANormais2011-02-22 (IM)
No prosseguimento de uma política de maior acessibilidade aos dados de que dispõe, o Instituto de Meteorologia, I.P. disponibiliza a partir de hoje informação referente às normais climatológicas, para o período 1971-2000, de 21 das estações integradas na sua rede. 

Conforme convencionado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) o clima é caracterizado pelos valores médios dos vários elementos climáticos num período de 30 anos, sendo que estes apuramentos estatísticos começam no primeiro ano de cada década (1901-30, 1931-1960,..., 1961-1990...). Sendo estas as normais de referência, podem também calcular-se e utilizar-se normais climatológicas nos períodos intercalares, por exemplo 1951-80, 1971-2000.


Com estes valores médios pretende-se apresentar a caracterização do clima de um dado local, num dado intervalo de tempo, sendo importante dispor de séries longas de dados para se estudar as variações e as tendências do clima em cada local ou região. Em Portugal, o Instituto de Meteorologia, I.P. dispõe de séries de dados meteorológicos cujas primeiras observações remontam a 1865.

A informação agora disponibilizada inclui valores mensais e anuais dos principais elementos climáticos na forma gráfica e numérica, bem como informação relativa aos valores médios da temperatura máxima e mínima do ar e os totais de precipitação, assim como os respectivos valores extremos.
E CONTINUAM AS ALTAS PRESSÕES ...




Qual a diferença entre Tempo e Clima?

VÍDEO DE SERPA

FEIRA DO QUEIJO 2010


Céu pouco nublado
Temperaturas: máx - 24ºC , min - 11ºC